O A7X está certo em não aparecer no Grammy Opinião

O A7X está certo em não aparecer no Grammy

27 de Janeiro de 2018 | Guilherme Guerra

Avenged Sevenfold. Ao mencionar o nome deste grupo em qualquer roda de amigos, colegas ou mesmo em uma rede social, certamente as opiniões serão diversas. Muita gente torce o nariz, muitos amam a banda de paixão. De fato o som dos caras acabou polarizando muito a audiência por razões que eu nunca vou entender. Aparentemente atingir o mainstream é quase um pecado para o nosso gênero, mas isso é papo para outro dia. Continuando, o sexagésimo Grammy acontecerá neste domingo e embora tenham sido convidados, os músicos do Avenged Sevenfold anunciaram que não estarão presentes na cerimônia de premiação.

Como assim? Eles vão faltar a cerimônia?

É isso mesmo! Deixa que eu explico. Aos que nunca acompanharam a premiação pela televisão ou in loco, quase todas as categorias são contempladas: melhor álbum, revelação, vocal pop do ano e etc. Inclusive existem categorias destinadas ao “Rock”, melhor performance e melhor música e categorias destinadas ao Metal, melhor performance.

O Grammy faz o que qualquer prêmio de mainstream musical faria, junta quando for conveniente no mesmo balaio Metal e Rock. Vide Foo FightersMetallica Nothing More concorrendo ao mesmo prêmio. Além de deixar muita coisa boa de lado por pura e simples desinformação, ou se você preferir, politicagem e preconceito mesmo.

Um pequeno dado: das 80 (OITENTA!) categorias, apenas uma contempla o Metal. Portanto, seria burrice afirmar que o Grammy não tem grandes gravadoras da música Pop por trás e por esse simples motivo a parte da premiação que contempla o Metal não é televisionada.

Muitas vezes, a entrega de prêmios para as bandas do gênero não acontece nem no mesmo ambiente e só é transmitida por streaming. Salvo a apresentação do Metallica com a Lady Gaga no ano passado, o que já foi um espanto mesmo sendo o Metallica, na história recente da premiação as portas sempre foram fechadas para nós. Inclusive, aparentemente, eles não sabem nem a diferença entre Metallica Megadeth. Lembram?

Sabendo desse histórico todo o A7X simplesmente avisou que não vai ao prêmio. Eis a declaração de M.Shadows:

Quando você olha para o Metal, ele é provavelmente um dos gêneros mais ouvidos pelo mundo todo. Em todos os países as pessoas escutam Metal. Se é mainstream ou não é irrelevante. Mais pessoas assistiriam ao programa se vocês dessem os prêmios para artistas que realmente merecem. Como tudo passa na TV, com certeza ajudaria essas bandas.

Goste ou não de Avenged Sevenfold você tem que admitir que a banda mandou bem nessa! M. Shadows está certo o mundo do Metal é gigantesco em todo o globo mas a mídia de massa não quer passar isso adiante. Não é interessante, não é descartável. O Sevenfold tá dando um “até mais” para a premiação e faz muito bem. As outras bandas deveriam fazer o mesmo. Não trate como Sonho de Valsa quem te trata como Caribe.

Guilherme Guerra

Guilherme Guerra

Editor-Chefe do Headbanger Mind

Topo ▲